quinta-feira, 24 de março de 2011

CERTIDÃO NARRATÓRIA

É sabido que qualquer pessoa interessada pode solicitar à serventia judicial o fornecimento de certidão de autos de processos em andamento, ou, mesmo que já estejam findos e arquivados e tal pedido pode ser formulado de forma verbal, ou seja, independentemente de requerimento expresso.

Buscando corroborar a assertiva contida no parágrafo antecedente, tenho como de extrema pertinência transcrever para cá o contido no Título II, Capítulo I - "Dos Direitos e Garantias Fundamentais e dos Direitos e Deveres Individuais e Coletivos", em especial, o inciso XXXIV e respectiva letra "b", do artigo 5º, da Constituição da República Federativa do Brasil, que dispõe: "são a todos assegurados, independentemente do pagamento de taxas: a obtenção de certidões em repartições públicas, para defesa de direitos e esclarecimentos de situações de interesse pessoal".

Obviamente, que as regras antes mencionadas não se aplicam aos processos que tramitam sob a égide do segredo de justiça, consoante dispõe de modo expresso o preconizado no artigo 155 do Código de Processo Civil. Nesses casos, é dever do terceiro interessado formular requerimento ao juiz do feito demonstrando seu verdadeiro interesse jurídico na obtenção de aludido documento judicial, exigência prevista no § único do artigo 155 do CPC.

Assim, não estando presentes os requisitos elencados nos incisos I e II, e ainda no § único, do artigo 155 do CPC, não pode o cartório judicial negar-se de fornecer certidão narratória do processo, mesmo quando solicitada por terceiros que não integram a lide.

Cabe esclarecer o que significa uma certidão narratória: Pois bem, certidão de cunho narratório nada mais é do que a exposição integral dos fatos que ocorrem/ocorreram no bojo do feito judicial.

Então, em princípio, se alguém deseja obter uma certidão narratória de um processo de cunho ordinário, o cartório deverá fornecer o documento expondo o que consta na inicial, na peça de defesa - contestação -, na réplica, na tréplica, bem como todos os comandos judiciais - despachos e decisões - havidos nos autos.

De outra banda, a experiência cartorária tem demosntrado que não obstante a formulação de pedido de certidão narratória, em muitas das vezes o que o solicitante pretende mesmo é obter certidão onde conste a ocorrência de fato específico, como por exemplo, o tipo de sentença que foi prolatada; se houve o trânsito em julgado; o valor apurado pela contadoria forense quanto a condenação imposta ao vencido, etc., e esse tipo de certidão não tem o condão de ser classificada como "certidão narratória".

Dessa forma, sugiro aos servidores judiciários que quando receberem pedido para o fornecimento de certidão narratória e constatando que inexiste nos autos óbice legal em fornecê-la - artigo 155 do CPC - que indaguem a seu interlocutor a respeito do que efetivamente pretende seja registrado na certidão de modo que o documento possa ser extraído de forma concisa, evitando-se assim a narrativa de fatos que se realçam pela inocuidade.

15 comentários:

Luiz Ferreira disse...

Muito bom Sérgio, é exatamente isso que estou precisando para resolver um problema de um cliente, a princípio pensei em pedir uma "carta de sentença" mas lendo tuas orientações, vejo que uma certidão narratória é mais adequada para o fim a que se destina. Obrigado!

Rose Kzamanski disse...

Sou autora (separaçao - segredo de justiça) e gostaria de pedir uma certidão narratória para me proteger do sumiço do processo. Tenho visto esta situação acontecer e estou literalmente em pânico c a lentidão p q os autos sejam recuperados. Q outras medidas posso tomar para me proteger contra estas práticas? Descobri até q minha ex-advogada estava chantageando meu ex e, claro, não posso provar.

Unknown disse...

Bom ilustre senhor Sergio, por gentileza teria algum modelo de certidão narratória como exemplo.

Anônimo disse...

MEU FILHO FOI ABSOLVIDO HÁ MAIS DE DOIS ANOS. DESDE ENTÃO TENTO RETIRAR A CERTIDÃO NARRATÓRIA DE SENTEÇA, MAS AINDA NÃO CONSEGUI. PRIMEIRO ME DERAM COM O NUMERO DO PROCESSO ERRADO, DEPOIS QUANDO FUI PEDIR A CORREÇÃO ME DISSERAM QUE ENQUANTO O PROCESSO ESTIVESSE EM ANDAMENTO NÃO PODEM ME FORNECER. OQUE FAZER SE O SOBRE O MEU FILHO JÁ ESTÁ ENCERRADO? TENHO QUE ESPERAR QUE OS DEMAIS RÉUS CUMPRAM OS ANOS QUE PEGARAM DE PRISÃO PARA QUE O MEU FILHO QUE FOI ABSOLVIDO CONSIGA A CERTIDÃO QUE LHE É DE DIREITO/ O QUE FAZER? AJUDA POR FAVOR...

Anônimo disse...

olá meu nome e Mayara como faço pra pegar a narratoria para poder ver meu companheiro no presídio só que dei parte nele na Maria da penha mas nem eu e ele vamos só audiência

Anônimo disse...

A resposta para essa senhora ou senhor que está tentando obter a certidão do filho que foi absolvido é que providencie um advogado ou defensor público e impetre um habeas data.

Anônimo disse...

Ah, desculpe, no caso de certidão, tem que impetrar MS (mandado de segurança).

Unknown disse...

A empresa onde meu marido trabalha peDiu a certidão narratoria de um processo que ele respendeu. ..Eles podem pedir isso ???

Unknown disse...

Boa tarde...estou com a certidão narrativa do meu irmão, preciso saber onde devo dar baixa neste documento em Poa, RS e se preciso contratar advogados para isso. Agendei um horário no IGP, mas não sei se é realmente lá que preciso ir.

Unknown disse...

Boa tarde...estou com a certidão narrativa do meu irmão, preciso saber onde devo dar baixa neste documento em Poa, RS e se preciso contratar advogados para isso. Agendei um horário no IGP, mas não sei se é realmente lá que preciso ir.

Cinara disse...

Preciso de uma certidao narratoria de um processo de pensão por morte, o IPERGS que esta solicitando-me para que eu possa fazer prova de vida, sob pena de ter minha pensão suspensa. O processo eletronico está no STF e o fisico está na origem, Forum Central de POA. É ali que devo pedir a certidão narratoria? Preciso respota urgente.

Unknown disse...

Bom dia qual o local correto para adquirir a carta narrativa de um processo de trânsito com vítima fatal.02 tem que ser retirada na cidade do caso ocorrido.

Unknown disse...

Como eu Fasso pra tirar uma certidão naratoria do ano de 2012

Unknown disse...

Ola preciso tirar certidão narratória no site não consigo

Unknown disse...

Eu preciso de uma carta naratoria pra visita meu marido no presídio mais tenho que levar está sertão naratoria onde eu posso fazer